top of page
Buscar
  • Foto do escritorLilian Sguillar

Como são feitas as aplicações de ozônio?

Atualizado: 12 de set. de 2022

Você sabe como são feitos os tratamentos com ozônio? O ozônio medicinal é um gás produzido por um gerador específico que utiliza cilindro de oxigênio como fonte. As aplicações são diversas, conforme a indicação para cada queixa, mas a forma mais usual é a injeção subcutânea, que é feita com uma seringa de silicone preenchida com o gás e aplicada diretamente na pele seja em uma ferida ou no músculo. Existem outros métodos de aplicação como óleo ozonizado e água ozonizada em altas concentrações com alto poder cicatrizante, por exemplo.



No Espaço Lilás trabalhamos com os seguintes tipos de terapias com ozônio:


Injeção subcutânea

A injeção subcutânea de ozônio pode ser utilizada com dois objetivos: analgesia (alívio de dores agudas e crônicas, hérnia de disco, etc.), DTM, Alveolite (odontológicos) e fins estéticos (celulite, gordura localizada, flacidez, microvarizes, olheiras, rugas de expressão, queda de cabelo, manchas de pele, cicatrizes hipertróficas, quelóides, nódulos de gordura (lipomas), dermatites, para revitalização facial e no pós-operatório de cirurgias plásticas reparadoras ou estéticas.


Água bidestilada ozonizada e óleo ozonizado

Aplica-se a água bidestilada ou mesmo óleo previamente ozonizado, diretamente na pele, sobre as áreas afetadas. É importante que a água seja ozonizada no momento da aplicação para que o procedimento obtenha os resultados esperados. Também existem aplicações odontológicas como herpes, gengivite e fissuras que incluem a água e o óleo ozonizado.


Insuflação retal

Não precisa ter medo do nome! Nesse método, o ozônio é aplicado através de uma sonda quase imperceptível e absorvido diretamente pela mucosa intestinal. A insuflação proporciona o aumento do oxigênio nas células, melhora a respiração e o metabolismo celular como um todo. Além disso, facilita e estimula a circulação do sangue por melhorar a flexibilidade dos glóbulos vermelhos. Tem efeito bactericida, fungicida e de inativação viral (efeitos importantes no tratamento de doenças como Herpes e Hepatites virais). Também é utilizado para doenças no intestino.


Insuflação vaginal

Nesse método, o ozônio é aplicado no canal vaginal através de uma sonda quase imperceptível e absorvido diretamente pela mucosa vaginal. A insuflação com ozônio medicinal regula a flora do órgão genital feminino e serve de alternativa para o tratamentos como disbiose vaginal, vulvovaginite, candidíase, entre outros. Também podem ser utilizados óvulos ozonizados como continuidade do tratamento


Auto-hemoterapia menor com ozônio

A auto-hemoterapia consiste na retirada de uma quantidade de sangue numa veia e a aplicação desse sangue no músculo, estimulando o sistema imunológico com o aumento de macrófagos. Vale dizer que os macrófagos são os “faxineiros” do nosso sistema. Eles limpam o organismo de todas as células “não boas”. Foi usada pela primeira vez, em grande escala em 1914, durante a primeira Guerra Mundial quando ainda não existiam antibióticos.


Auto-hemoterapia intermediária com ozônio

Essa aplicação é uma outra forma de auto-hemotransfusão (o sangue do paciente é retirado do organismo, misturado ao ozônio e depois reintroduzido), e nessa via, o sangue ozonizado é inserido intravenoso. Aplicado diretamente na corrente sanguínea, o ozônio tem um ação rápida e efetiva, tratando células inflamadas, oxidadas e bacterianas.


Soro ozonizado

O soro ozonizado é também uma forma de absorção rápida dos benefícios do ozônio por via endovenosa. De maneira muito similar a aplicação do soro fisiológico, o soro ozonizado é muito utilizado para tratamento de viroses. tem propriedades anti-inflamatórias, e também pode ser administrado nos quadros de infecções ou doenças autoimunes.


Auricular ou otológica

O paciente coloca um estetoscópio com uma abertura na qual insere-se o gás que ozônio é aplicado pela via otológica para tratamentos locais, mas pode ter efeitos sistêmicos (no corpo todo) através da absorção pelas mucosas. Não é invasivo. A aplicação auricular pode ser utilizada para doenças respiratórias, enxaqueca, zumbido, labirintite, memória ou audição.


Aplicação tópica com bag ou bolsa de plástico

Com uma bolsa ou bag, um sistema fechado que contenha o gás no local de aplicação, o ozônio é aplicado topicamente e consiste em um método muito eficiente para o tratamento de lesões, úlceras, escaras, feridas. Muito usado para feridas de diabetes. Também não é invasivo.


Os tratamentos com ozônio também podem ser utilizados por crianças. Falamos sobre isso nesse post! Tem alguma dúvida sobre ozonioterapia? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar!


5.928 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page